7 de mai. de 2012


(Sem imagem)
VÉI, Véi... O que tens nessa caixa?
Não tenho permissão jurídica, moral ou civil para escrever sobre ninguém. O que tenho é respeito, apesar de ninguém notar. 
Apesar da insistência do meu pai eu não fui vê o velhinho nesse domingo à noite. Não queria manchar a imagem que tinha dele no portão gritando pela minha mãe a procura de leite. Lembro que raramente compro algo em festas, mas sempre que o via assumindo a função de caixa na sua barraquinha de lanches, ele e aquele baú em suas mãos, ele morto de felicidade por passar a madrugada trabalhando, eu fazia questão de simular um assalto só para ver o pulo que esse velhinho dava.  Sempre perguntava: "VÉÉÉII, VÉÉI... O que tens nessa caixa?" Ele me respondia: "T-R-O-C-O!" E antes de ir embora eu sempre comprava algo e pagava também. Ah... O pagamento era a melhor parte, sempre ficava tentando atrapalhar suas contas, mas ele sempre me passava o troco certo.
Lembro muito bem de sua primeira esposa. Ela faleceu quando eu tinha cinco anos. Lembro-me do que senti quando conversei com ela enquanto ela lutava contra um câncer. Tentei ignorar a sua aparência pálida a fim de aceitar o que ela alegremente, mais exausta que alegre, me dizia sobre a beleza da vida. Eu com meus cinco anos só pensava se havia preocupação naqueles olhos, conformismo ou se simplesmente ela entendia que a morte faz parte do ciclo da vida e que o importante é viver, se sentir viva.  O papagaio de gesso que ganhei dessa senhora não tenho mais. Guardo suas palavras calmas e a imagem de um sorriso e de sua camisola rosa bordada. Mas ao contrário de sua esposa, meu tio nada disse. Nesse domingo ele já não conseguia mais falar. E se meu tio falou alguma coisa eu não ouvi. Eu não estava lá.
Por N motivos minha família esteve abalada nesses últimos meses. Tentei consolar, tentei conversar, tentei ajudar... Hoje eu apenas tento parar de chorar. 

Alinne Louise
Obs: O velhinho do texto faleceu nessa madrugada. Sentirei saudades. 

2 comentários:

  1. Acabo de vir do enterro de um dos meus tios. Sempre saio desses momentos com um peso sem sentido. Ler o que você escreveu me fez bem.
    Espero q fique bem logo. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gecildo, sempre muito gentil...
      Como você disse "Sempre saio desses momentos com um peso sem sentido" isso também acontece comigo...
      Espero que você também fique bem. Um abraço!

      Excluir

Hoje a madrugada está proporcionando o clima adequado para uma entrega inteira aos meus devaneios, aos meus cadernos e as minhas cifras....